O INSTITUTO
A Associação Instituto João Donato de Preservação e Difusão Artística e Cultural - Instituto João Donato - é uma entidade sem fins lucrativos, constituída por artistas, músicos, jornalistas e produtores que se empenham em preservar e disponibilizar, por meios digitais partituras, arranjos, estudos musicais, depoimentos, textos, entrevistas, fitas cassete, fotografias, filmes e vídeos deste que foi um dos maiores criadores musicais do Brasil, João Donato.
Em 2010 estes profissionais se uniram ao próprio João Donato e passaram a, voluntariamente, desenvolver uma série de ações e projetos com vistas a catalogar, preservar e difundir o patrimônio resultante de décadas de carreira artística. Em 2012 foi constituído o Instituto João Donato como entidade privada. Ao longo de quase uma década, o IJD tem contribuído para preservação da história da música brasileira e para a divulgação do fazer dos músicos.
MISSÃO
Contribuir para a evolução da cultura brasileira quanto aos aspectos de sua preservação e difusão no Brasil e no exterior, bem como promover a cultura como requisito para a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da realização de curadoria de espaços culturais e eventos musicais e de preservação da memória; fomento, apoio e realizaçãode cursos, workshops, premiações e divulgação de informações. Também é missão do Instituto firmar convênios e parcerias com entidades de educação, artes e cultura para ampliar a sua área de atuação, como na preservação ambiental do planeta.
VALORES
ACERVO VIVO: nossa maior honra e desafio foi cuidar de um acervo vivo e em constante atualização. Afinal, ao longo de dez anos de existência do Instituto, João Donato produziu materiais inéditos, firmando parcerias musicais, realizando shows, compondo, fazendo arranjos, participando de projetos de curadoria etc. Agora, nossa meta é manter vivo este acervo, acrescentando itens e fazendo a sua difusão entre jovens e veteranos músicos.
MÚSICA DE QUALIDADE: preservar, difundir, fomentar a prática da música de qualidade.
EXPANDIR CONHECIMENTO musical e cultural.
DEMOCRATIZAR o acesso aos meios culturais.